Brinquedos Ecológicos

Pais ecológicos e engajados querem criar filhos também empenhados na preservação do meio ambiente. Boa parte da educação dos pequenos começa na escolha dos brinquedos que vão movimentar a infância. Mas, existem brinquedos infantis verdes que não prejudicam o divertimento, nem o meio ambiente?

Na verdade existem várias soluções e opções de brinquedos e brincadeiras que pode possibilitar uma vida mais verde e incentivar às crianças a serem futuros ecologistas. A escolha começa avaliando os brinquedos em relação ao material usado na fabricação do produto. O interessante é optar por brinquedos feitos de madeira sustentável, bambu, plástico sem PVC, borracha, feltro, algodão e outros tecidos orgânicos, qualquer brinquedo que não tenha uma tinta ou revestimento tóxico e, claro, aqueles que sejam compostos por material reciclado.

Fique de olho também de onde veio os brinquedos infantis que você vai levar para casa. Quanto mais perto for o país de origem de onde ele foi fabricado melhor. Isto porque existem custos ambientais elevados com o tranporte dos produtos de um país para o outro.

Invista em brinquedos infantis de qualidade, ou seja, duradouros. Assim, serão menos os brinquedos que irão para o lixo após pouca ou nenhuma utilização. Outra opção é aproveitar os brinquedos dos irmãos, primos ou amigos mais velhos.

As pilhas e as baterias são tudo menos amigas do ambiente, por isso, evite adquirir brinquedos que precisam deste tipo de suporte. Se não tiver alternativa, opte sempre por utilizar pilhas recarregáveis. Caso contrário, invista em brinquedos movidos a energia solar – é o futuro dos brinquedos infantis.Escolha também os brinquedos que apresentam a menor quantidade ou volume de embalagem ou mesmo pense na alternativa de adquirir um brinquedo feito por a artesãos locais.

Agora, se você quer evitar o consumo desnecessário de produtos? Que tal incentivar os trabalhos manuais nos pequenos. Assegure-se que todo o material utilizado como papel reciclado, lápis de cera, colas e tintas sejam amigos do meio ambiente. Outra excelente idéia é levar as crianças para brincar ao ar livre e simplesmente incentivar nelas antigas brincadeiras como saltar corda, andar de bicicleta, bricadeira as escondidas. Faça de uma simples tarde um momento de educação e conciência ambiental.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s